Clínica

ADOLESCENTES

A adolescência é uma fase cheia de descobertas, novos aprendizados e muitos conflitos. Os adolescentes costumam viver em um mundo diferente e que, muitas vezes, entra em rota de colisão com os pais.

A psicoterapia para adolescente parte do princípio de que o paciente está inserido em um mundo, ao qual passou a pertencer e deseja ter seu espaço, e, então, busca-se compreender as relações que foram estabelecidas ao longo de sua vida até chegar à fase atual.

A relação terapeuta-adolescente começa a ser estabelecida desde a primeira sessão, quando é esclarecido o contrato e, principalmente, assegurada ao paciente a questão do sigilo absoluto sobre o que for discutido nos atendimentos.

 

A partir do momento em que o adolescente se sente seguro e passa a confiar no terapeuta, o processo terapêutico passa a acontecer fluidamente. A participação dos pais/responsáveis é de grande importância para a melhora e/ou mudanças do adolescente, inclusive, os encontros com o terapeuta têm o objetivo de orientá-los em relação ao paciente.

Ele aprenderá a lidar melhor com suas emoções, enfrentando adequadamente os momentos difíceis pelos quais está passando, bem como com aqueles que vier a enfrentar no futuro. É um espaço-tempo unicamente destinado a cuidar das suas questões mais importantes e/ou íntimas, onde ele exercita e compartilha, com o psicólogo, reflexões profundas acerca de suas dificuldades.